Planejamento Estratégico, Você Sabe Para Quê Serve?

É muito comum ouvir de alguns executivos a afirmação de que suas empresas têm sistema de planejamento empresarial.

imageUma análise mais detalhada faz com que se entenda o nível de ambição da empresa em termos de planejamento. Muitas vezes suas preocupações são intensas, mas em alguns momentos estão ligadas às questões táticas, em outros momentos operacionais e estratégicas, sendo bastante difusos, não apresentando muita profundidade e consistência em seu planejamento, deixando dúvidas em seu processo e conteúdo, mas deixando claro a falta da definição do que é operacional e estratégico, do que é relevante do não prioritário.

As empresas são administradas muitas vezes por pessoas com pouca experiência, algumas vezes aceitos pela hierarquia e poucas vezes acatados pelos seus colaboradores. Nas últimas três décadas, assistimos à entrada de vários conceitos aceitos, entre os quais podemos mencionar alguns como a eficácia, a produtividade e qualidade, a terceirização,a reengenharia, a organização da aprendizagem e o sistema P.E.R.A. (Planejamento, Execução, Relatório e Avaliação).

Inserir novos paradigmas e conceitos no contexto específico de uma organização para torná-la mais competitiva, exige, no entanto, um conhecimento que permite escolher o que é relevante no momento atual do ciclo de vida da empresa, do que não é.

Denominamos Diagnóstico Estratégico como sendo uma necessidade intrínseca a empresa, sendo a ferramenta mais utilizada e aplicável a qualquer momento, como prévia à escolha de novos conceitos de gestão a introduzir.

O Diagnóstico objetiva investigar e detectar o momento atual entre algumas etapas do ciclo da vida, bem como a concepção, o surgimento, o crescimento, a maturidade e o declínio (passado, presente, futuro, como os pontos positivos e negativos).

Este ciclo pode ser considerado estatisticamente certo, apesar de as empresas poderem alongá-lo por variados períodos. Em cada um dos momentos do ciclo de vida é recomendável um estilo mais apropriado, o que melhor se adapte à fase em desenvolvimento, ou ainda às crises de passagem de uma fase para outra.

Esse tipo de diagnóstico aumenta a visão periférica da empresa, a percepção das crises envolvidas e de suas superações, assim como os riscos envolvidos na vulnerabilidade de seu crescimento e desenvolvimento.

As organizações passam pela necessidade de constantes mudanças para sua permanência em seu meio de atuação. Essa permanente mudança é que contribui muito para que o diagnóstico estratégico dê resultado.

Existem vários modelos de diagnósticos que podem ser desenvolvidos e aplicados. Não existe apenas um modelo ou uma receita, mas uma linha que podemos seguir e adaptar a cada situação, sendo ele desenvolvido de forma personalizada para se diagnosticar as diversas anomalias.Cada situação a ser diagnosticada ou área exige um procedimento adequado, pelo qual obtenhamos os melhores níveis de informação.

É preciso antes de qualquer coisa definir o que é relevante no ciclo atual de vida da empresa, através da percepção de fazer a leitura de todo período base do diagnóstico apurado.É muito importante direcionar o diagnóstico estratégico para escolher qual dos instrumentos de gestão será adotado, pois todos os instrumentos de gestão são aceitos, evidentemente no momento adequado. Além disso, outro ponto importante no diagnóstico estratégico PE o de obter uma visão ampla do futuro desejada, provocada pelo exercício de parar para pensar e saber o que fazer.

Não espere pelo abismo, nem tampouco pela corda, antecipe-se às necessidades a serem tomadas utilizando o Diagnóstico Estratégico como sendo o melhor indicador de alinhamento de melhorias e também de oportunidades que, como e quando fazer, tanto para as empresas que necessitam, quanto para aquelas que querem melhorar sua performance. Não existe a fórmula ideal para nenhuma empresa, e sim aquela que deve ser praticada e melhorada continuamente de forma sistêmica, tendo a alta performance técnica para gerir resultados e contando com profissionais adequados porque é isso que se espera de uma empresa que esteja amparada por um bom Diagnóstico Estratégico.