Programa de Marketing para Pequenas e Medias Empresas - Parte V

V – Técnicas de Marketing:

Nos Estados Unidos, o marketing para pequenas e médias empresas é o mais avançado e agressivo do mundo. Fazer com que o produto, o serviço ou a empresa se destaquem diante do consumidor representa 50% do negócio.

Essa, pelo menos, é a conclusão de uma pesquisa realizada junto a quinhentos “small business”. O “Super-marketing” da revista “Entrepreneur” também estabeleceu que existem apenas cinco técnicas de marketing ao alcance de empresas de qualquer tamanho.

1. Relações Públicas:

O empresário precisa manter-se em constante interação com o público do seu negócio. Isso pode ser concretizado através de contato pessoal ou telefônico, divulgação de iniciativas junto à imprensa local, participação em projetos e programas de utilidade pública com foco e exposição junto à comunidade (e clientela) e pela distribuição de mala direta.

2. Networking você tem?


Vença sua timidez e parta para a luta corpo a corpo com a concorrência, buscando consolidar seus laços com os grandes clientes. Obtendo e passando informações úteis sobre seu ramo de atividade, o empresário pode estabelecer contato entre sua empresa e fornecedores ou empresas com produtos complementares.

3. Propaganda & Publicidade:


Crie pequenos anúncios para a grande imprensa e rádios locais ou mesmo para publicações especializadas do seu ramo. Não jogue dinheiro fora em grandes campanhas, mas crie anúncios simples, diretos e objetivos. Também não despreze o impacto de publicidade em publicações regionais ou dirigidas.

4. Eventos Comunitários:

Sempre que possível, integre a sua empresa na vida comunitária, colaborando, patrocinando e participando de eventos comemorativos, beneficentes e de campanhas públicas.

Associando-se a uma “boa causa”, o empresário passa para o público consumidor a idéia de que tem interesse e atuação concreta para melhorar a vida e o meio ambiente da comunidade onde funciona o negócio ou opera uma unidade industrial.

5. Feiras de Negócios:

A participação em feiras comerciais é um investimento de baixo custo com um alto potencial de marketing. Basta ter um catálogo bem ilustrado e informativo, alguns exemplos de produtos e um bom expositor do material.

Essas feiras permitem o contato direto com possíveis clientes, a identificação de agentes para representação de seus produtos em outros mercados, o exame do material oferecido pela concorrência e a atualização de sua rede de contatos.