Programa de Marketing para Pequenas e Medias Empresas - Parte IV

IV – Análise do Mercado:

Após a análise de imagem da empresa, é preciso fazer um levantamento do mercado para desenvolver uma estratégia de marketing.

Sem investir um centavo em consultorias especializadas, todo empresário atento ao detalhe pode fazer um estudo minucioso do perfil de sua clientela e dos mercados onde deveria tentar gerar negócio. Basta acompanhar a relação produto-comprador através de um livro-registro de vendas.

Essa relação revela o desempenho exato das vendas por estado e cidade (ou os produtos que mais vendem em certas horas do dia no varejo), tipo de cliente e volume de vendas por regiões ou fases do ano e outros.

A observação contínua dessa lista permite identificar quais produtos precisam ter suas vendas agilizadas e onde se encontram os possíveis compradores, permitindo até relacionar o desempenho da empresa com fatores e acontecimentos sociais (mobilização sindical, falta de produtos intermediários e matérias-primas na indústria, festas, feriados, eventos esportivos, comemorações no comércio).

No setor de prestação de serviços a terceiros, o registro sistemático do nome e número de telefone das empresas ou indivíduos que consultam a empresa pode servir de “banco de dados” inicial para a busca de novos clientes.

Os livros-registros de vendas e de consultas também são instrumentos fundamentais para a avaliação de qualquer iniciativa de marketing.

Através do retorno ou reação da clientela, é possível conferir junto ao mercado quais campanhas (assessoria de imprensa, promoção pelo correio, venda por telefone, venda por visita pessoal, promoção de saldos, oferta do dia, anúncio em rádio etc.) causam maior impacto no mercado, gerando negócio ou pelo menos interesse e publicidade para a empresa.