Administrar Hoje para o Amanhã

1. Ter comando com iniciativa, comprometimento, conhecimento, atitude e responsabilidade;

2. Ser criativo, mediante as adversidades e crises, desenvolvendo novas alternativas e identificando novas oportunidades para se fazer bons negócios;

3. Mantenha-se motivado sempre, e estimule a sua equipe, mantendo-a também motivada;

4. Faça do seu funcionário um vendedor de idéias, ter um braço direito, um facilitador, e sempre bom, principalmente quando se têm pessoas dentro da empresa com os mesmos interesses dentro da organização;

5. Reconhecer os erros, já é uma virtude;

6. Tornar-se conhecedor e expert no que faz;

7. Definir o foco e objetivo do seu negócio;

8. Saber o que o seu cliente necessita sempre;

9. Não perca de vista o concorrente nunca;

10. Trabalhe com dedicação, organização e disciplina;

11. Estratégia e Planejamento das ações, antecipando-se aos fatos e as necessidades, dirigidas e orientadas para a obtenção de resultados precisos, requeridos pela Sociedade Empresarial de hoje, totalmente dinâmica, exigente, ativa e competitiva;

12. Terceirize o que não for essencial;

13. Aprenda a controlar: Custos, Despesas, Receita e Lucro, pratique e faça a Gestão perfeita, moderna, eficiente, rápida e precisa;

14. Fuja dos empréstimos e financiamentos convencionais;

15. Implante programas de qualidade e produtividade e normas e procedimentos;

16. Aprenda a demitir quando necessário;

17. Escolha a pessoa certa para o cargo certo, não improvise ou tape buracos;

18. Delegue autonomia e responsabilidade para quem tenha a condição de resolver;

19. O treinamento e a capacitação devem ser uma rotina constante para o aprendizado,desenvolvimento e aperfeiçoamento, mantendo-se atualizado e informado;

20. Crie mecanismos e controles de avaliação permanentes;

21. Zele e cuide pela imagem do seu negócio, não faça leilão nem tão pouco seja negligente;

22. Entregue sempre o que prometeu, honre sua palavra, qualidade e prazo;

23. Desenvolva fornecedores e clientes, e crie uma rede de relacionamento fidedigna, sem tornar-se nunca refém;

24. Tenha o controle de tudo, em cada setor, o que for de ordem confidencial, apenas você tenha o conhecimento, não divulgue para terceiros;

25. Valorize seus funcionários, você precisa deles, tão quanto de seus fornecedores e clientes.

26. Tenha um pé na Internet, aprenda a utilizar está ferramenta adequadamente para saber o resultado;

27. Nunca misture suas contas pessoais com as de sua empresa;

28. Deixe o orgulho de lado, procure ajuda quando precisar, não improvise, não tente, não invente, não faça lambanças e bobagens, contrate um profissional e especialista conhecedor do assunto;

29. Não perca tempo, seu negócio pode estar por um fio, pode estar morrendo, pode estar com os dias contados, se mexa faça alguma coisa é para ontem, e tem que ser a toque de caixa, se não já era, só resta sepultar e fazer a missa de 7° dia e ponto final;

30. Para vencer e crescer tem que ter atitude, vocação e conduta empresarial adequada;

31. Mudanças e Reestruturações, Otimização e Racionalização de tempo, custo, desperdício e retrabalho fazem parte do negócio, mude em quanto à tempo.